Antes de tomar qualquer decisão, faça o diagnóstico correto!

Vou te fazer uma pergunta:

Suponha que você é um gestor de um grande hospital, e se depare com a missão de reduzir o tempo de tratamento e os gastos com medicamentos. Qual seria o seu primeiro investimento?

Quando eu pergunto isso, muita gente me responde “tratamentos mais modernos, tecnologia… e etc.” Mas a resposta é: investir em um diagnóstico preciso.

Há alguns anos meu pai foi ao médico reclamando de dores na parte de baixo da coluna, perto do cóccix. O médico receitou analgésicos e exercícios físicos, alongamentos. Passaram-se meses e nada da dor passar. E o médico, receitou um analgésico mais forte. Até o momento em que ele começou a ter dificuldades de urinar, um outro médico desconfiou da próstata, mas no final da história ele estava com um câncer de cólon com a inflamação tão grave que estava gerando consequências em diversos outros sistemas.

Ainda que possa parecer que você tem bem claro seus objetivos e problemas a serem solucionados. O primeiro passo de qualquer decisão ou planejamento inteligente é um diagnóstico preciso. Quanto melhor for o diagnóstico do problema, mais eficaz e rápido será o tratamento. Pois você sabe exatamente onde focar os esforços e vai parar de buscar soluções paliativas e começar a efetivamente tratar a causa do seu problema.

E muitas vezes, da mesma forma que um problema em uma área da vida pode espalhar consequências sobre outras áreas. Solucionar esse problema provavelmente também trará resultados benéficos de uma forma geral na sua vida.

E na vida, como você faz isso?

Através de um diagnóstico de seus pilares. A primeira etapa de qualquer planejamento inteligente é o diagnóstico preciso de como estão os seus pilares, naquele momento.

Você precisa se perguntar: HOJE… De 0 a 10, como está sua vida profissional? O que está bom? O que pode melhorar? E na família, em relação a seus amigos, na saúde, no lazer, nas finanças, na sua espiritualidade, no seu desenvolvimento… Até mesmo na sua condição como membro da nossa sociedade?

Quais destes pilares você tem sido negligente na manutenção e que podem fazer a sua vida desabar?

Pense sobre isso!

Até a próxima.

Vítor Cruz

Diretor e Fundador do IBECAV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *